Reunião 13/01/2021 — Retorno das atividades
No capítulo I de Aluska Silva Carvalho – do livro “Língua e Literatura no Ensino Médio: propostas” de Denise Araújo, Elise Ferreira e Aluska Carvalho –, é apresentado que um dos objetivos da educação básica, conforme o parágrafo terceiro do artigo 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, é o desenvolvimento do discente como humano, expandindo sua autonomia intelectual e seu pensamento crítico. Logo, é fato que, com a finalidade de garantir esse direito, a leitura é o caminho mais certeiro para o aluno trilhar, possuindo, então, o professor como seu guia.
Para tanto, o docente precisa ter uma boa bagagem de leitura para oferecê-la ao educando, a fim de que este (re)construa sua história pessoal com os livros. Nessa perspectiva, os professores Luiz e Andréa reforçam a essencialidade de nós, pibidianos, lermos constantemente. Por consequência, eles propõem resenhas de livros contemporâneos, de modo a ampliar o nosso horizonte de leitura e, como resultado, também ampliar o dos alunos da educação básica.
Dessa maneira, considero propostas extremamente edificantes, visto que, a partir delas, conhecemos novos enredos, novos mundos e novos pensamentos. Temos, assim, a oportunidade de entrar em contato com o nosso próprio “eu” interior, vivenciando a literatura ligados às impressões pessoais uns dos outros e às de cada discente que fizer parte do nosso trajeto acadêmico e profissional.
Comentários
Postar um comentário