Hoje, venho responder a algumas reflexões propostas pelos coordenadores do projeto. Elas fazem menção aos artigos “O Ingresso nas Práticas Docentes dos Letramentos Sociais” da autoria de Andréa Pereira e “Pedagogia Transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura da convergência” da autoria de Daniela Ferreira da Silva, Luiz Fernando Gomes e Thalyta Vasconcelos de Siqueira. Textos esses fundamentados nas perspectivas da Pesquisa Etnográfica Educacional, da Pedagogia dos Multiletramentos e da Transmídia – adotadas ao decorrer do Pibid 2018-2020.
Vamos, assim, às considerações feitas.
Artigo 1: “O Ingresso nas Práticas Docentes dos Letramentos Sociais”
a) Identificar momentos, marcas, sinais de que há uma preocupação dos participantes da pesquisa – professor-pesquisador; bolsistas/colaborador em formação – em construir um “lugar de fala”, que aponta para posturas e imposturas:
Conforme o relato de Carvalho, os pibidianos puderam conhecer as preferências literárias dos alunos envolvidos no projeto a partir do momento em que edificaram um ambiente de diálogo entre eles. Situação que desconstrói o pensamento tradicional de que apenas o professor tem espaço de fala, promovendo, desse modo, a interação positiva entre o docente e discente.
b) Analisar onde pode ser vista ou entrevista a noção de WINKIN (1998) do “saber estar com!”, que aponta para a postura de não neutralidade do pesquisador no campo.
Com base na observação dos gostos dos alunos e da cultura pela qual eles estavam inseridos, o subgrupo de Dimonte optou pelo gênero cordel para ser trabalhado em sala de aula. Logo, é perceptível que, para chegarem até essa escolha e desenvolverem as atividades, os pibidianos foram cautelosos em analisar as particularidades dos alunos (cultura/história) e do espaço em sala de aula.
Artigo 2: “Pedagogia Transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura da convergência”
a) Indicar em que medida o trabalho pedagógico proposto pode ser relacionado à noção de WINKIN (1998) do “saber ver!”, ou seja, saber rever e repensar suas crenças, valores, conhecimentos cristalizados em função de uma determinada experiência com o “outro”.
Reconhece-se, neste artigo, a dedicação da equipe Pibid em criar caminhos para estimular os alunos a desenvolverem seu olhar crítico em relação à leitura de obras literárias, apesar da existência de determinados obstáculos. Como resultado de suas percepções, para eles, os alunos envolveram-se muito mais com as atividades propostas quando puderam expor a compreensão/interpretação das obras lidas pela utilização de linguagens e meios culturais que faziam parte de seu cotidiano – por exemplo, foram elaborados desenhos sobre os livros estudados pelas turmas em questão.
REFERÊNCIAS
PEREIRA, A. O ingresso na prática docente dos letramentos sociais. Revista Linguagem em Foco, v. 12, n. 3, p. 260-279, 22 jan. 2021.
SILVA, Daniela Ferreira da; GOMES, Luiz Fernando; SIQUEIRA, Thalyta Vasconcelos de. Pedagogia Transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura da convergência. In: FERREIRA, Helena Maria; DIAS, Jaciluz; SOUZA, Teciene Cássia de. O Trabalho com Textos Multissemióticos em Sala de Aula: perspectivas metodológicas. Catu: Bordô-Grená, 2021.
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