Aula 30/03/2021
Neste dia, participamos efetivamente das aulas da prof. Mitia Risi. Foram duas aulas de extrema importância para a nossa prática observadora de pesquisadores. Desse modo, no primeiro momento, foi perceptível identificar uma mínima interação dos alunos com o conteúdo apresentado pela professora — certamente por nós, alunos e pibidianos, compartilharmos pela primeira vez o mesmo espaço —; no segundo momento, foi possível notar uma participação maior deles com a a temática da aula. Ademais, falhas de conexão da internet e conversas paralelas pelo chat do Google Meet foram/são realidades enfrentadas por Risi, a qual manteve/mantém sua constância no objetivo da aula, a fim de fornecer um ensino de qualidade à turma.
Nesse cenário, a quantidade de alunos que acessam o link da aula online semanalmente corresponde aproximadamente a 74 discentes. Muitos destes são resistentes à leitura, conforme o relato da professora em reunião. À vista disso, Mitia incentivou os alunos à prática de leitura, a partir da explanação de particularidades do gênero conto, e estimulou-os ao desenvolvimento do olhar crítico perante o texto literário. Procedimentos esses que deram lugar aos alunos para comentarem sobre suas compreensões e interpretações textuais, ainda que muitos alunos permanecessem silenciosos.
Dessa forma, finalizo o diário reflexivo de hoje com a seguinte pergunta: diante deste contexto, como construir caminhos que possibilitem ao aluno reconstruir sua relação com a leitura, levando em consideração os progressos e dificuldades dele?
Sigamos com as análises e pesquisas. Até mais!
Comentários
Postar um comentário