Reunião 31/03/2021 e atividades dos alunos
A circunstância da pandemia, realidade atual, desencadeia vários entraves no que diz respeito à educação básica remota. Dentre eles, está a ausência da interação pessoal entre docente e discente, fato que, por muitas vezes, desencoraja os alunos em seu processo de ensino-aprendizagem. Neste momento, como graduandos pesquisadores, nosso trabalho é depreender os diversos aspectos que compõem a conjuntura da sala de aula e levar novas propostas de ensino que estimulem as habilidades de leitura e escrita, levando em consideração as práticas de linguagem contemporâneas. Baseado nisso, no dia corrente, venho relatar minhas observações sobre as atividades dos alunos da prof. Mitia desta semana.
Examinei as tarefas de aproximadamente 10 alunos da turma e ponderei acerca da compreensão e interpretação textual deles. O objetivo da atividade era a leitura de um determinado conto e a resolução de perguntas sobre ele. Nesse quadro, notei que os discentes apreenderam o conteúdo da obra literária e fizeram citações coesas e coerentes no que tange à sua compreensão; porém, eles apresentaram dificuldades em organizar e explanar ideias interpretativas sobre a leitura. De fato, qual seria o motivo dessa contrariedade? Seria a resistência a leitura que esses alunos possuem? Seria a ausência de escrita contínua?
As questões acima nortearão as minhas observações sobre as próximas aulas e atividades, a fim de que busquemos ações pelas quais possibilitem aos alunos a atração pela leitura e a apropriação da escrita.
Obs: certa educanda desenhou uma figura que representa a narrativa do conto lido, situação a qual mostra que ela relacionou sua compreensão textual a uma determinada prática cultural de seu gosto — associação importantíssima, digna de consideração, visto que, as particularidades dos alunos devem ser levadas em conta.
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