Aula 20/04/21

No dia de hoje, tivemos um invasor em nossa sala de aula virtual. Isso atrapalhou o andamento do encontro, bem como a concentração dos estudantes. Essa é uma dificuldade que muitos professores estão enfrentando e, ainda que tentemos de tudo para minimizá-la, está difícil para achar soluções. Além dessa ocorrência, foi tomado muito tempo de aula para instruir os alunos sobre a execução da atividade do texto jornalístico, o que também complicou o seguimento da aula.

À vista disso, percebo que necessitamos de novas estratégias e propostas de ensino para dinamizar as aulas, com a finalidade de envolver os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Refiro-me, aqui, às aulas síncronas, pois observo que temos conteúdos multimodais insuficientes para atrair os alunos no conteúdo pedagógico nesses momentos. 

Inserindo, então, a multimodalidade em aulas síncronas (não apenas assíncronas), podemos despertar o interesse dos alunos nos encontros, assim como sua efetiva participação neles. Para tanto, é necessário que saibamos escolher qual será o recurso digital adequado ao contexto de nossa turma, para possibilitarmos a inserção das múltiplas linguagens e semioses nas metodologias ativas de ensino.



Comentários

Postagens mais visitadas