Aula e Reunião Geral 14/04/2021
Por certo, a educação tem o poder de transformar vidas, desde que os sujeitos permitam ser sensibilizados por ela. Instigá-los a encontrarem sentido no processo de ensino-aprendizagem não é fácil; mas torna-se gratificante ao perceber os resultados positivos nascerem dessa ação.
Com base nisso, pode-se perceber a importância de trabalhar com metodologias ativas que viabilizem o protagonismo do aluno nas atividades sugeridas. Por essa razão, na aula de hoje, a prof. Mitia recomendou aos alunos que produzissem textos jornalísticos, visando ao desenvolvimento crítico dos estudantes e ao aprofundamento da temática "comportamento ético nas plataformas de ensino".
Considero uma ótima proposta de trabalho, visto que, a partir dela, é oportunizado aos alunos a reflexão sobre a ética nas redes sociais e os limites entre brincadeira e respeito nela, bem como a apropriação às características do gênero jornalístico. Constitui-se, assim, um tema bastante pertinente à realidade dos alunos, haja vista as tentativas de invasão constantes em nossas aulas virtuais.
Além da aula, tivemos a reunião geral com os coordenadores, na qual pudemos partilhar experiências vividas até o presente momento no Pibid. De maneira encorajadora, todos os subgrupos realizaram bons estudos e trabalhos com suas respectivas turmas, o que comprova a relevância do Programa para a educação brasileira, sobretudo neste atual contexto tecnológico.
Finalizo, pois, com a marcante frase de estímulo proferida pela Mitia aos discentes. Ela resume em poucas palavras o objetivo de nossas trajetória no Programa, que é viabilizar o protagonismo do aluno a partir de inovações educacionais, a fim de que ele descubra o sentido da educação: "Envolvam-se com as atividades propostas...quero que vocês encontrem prazer em executá-las, quero que encontrem prazer em serem alunos...".
Comentários
Postar um comentário