Aulas síncrona e assíncrona 06/04/2021

Nas aulas síncrona e assíncrona deste dia, desfruto de um belo sentimento de alegria após notar que os alunos estão familiarizando-se cada vez mais com a participação efetiva do Pibid no âmbito do ensino remoto, dado que as interações entre aluno, professor e licenciando estão aumentando. Considero isso um bom progresso introdutivo, visto que, precisamos conhecê-los mais apropriadamente para criarmos e efetuarmos estratégias de ensino que minimizem as dificuldades encontradas na turma e potencializem o protagonismo do aluno.

Além disso, percebo que alguns estudantes dão retornos positivos à prof. Mitia sobre a proposta de leitura do conto "O Rouxinol e a Rosa" de Oscar Wilde. Retorno esse de extrema importância para o desenvolvimento do nosso projeto pedagógico, posto que muito discentes apresentaram resistência à leitura até o momento. Sigamos, pois, refletindo sobre possíveis ações mediadoras que (re)construam a relação dos alunos com a leitura. 

No tocante às atividades, o ensino remoto torna o professor como ponte para o aluno aplicar seu conhecimento tecnológico na elaboração concreta de saberes em diálogo com diversos textos. Nesse quadro, os alunos da prof. Mitia estão em processo de apropriação dos recursos tecnológicos para a realização de atividades, ainda que algumas exceções recusem a utilizá-los. Assim, surge a seguinte questão: como estimular os alunos a repensarem acerca dos benefícios ocasionados à educação pelas ferramentas digitais? Reflitamos, também, sobre esse aspecto.





Comentários

Postagens mais visitadas