Produção de Texto Jornalístico

Por certo, o ensino precisa estar relacionado à realidade dos estudantes para que exista um efetivo envolvimento destes com as atividades pedagógicas, sobretudo na modalidade remota. Nesse sentido, visando ao protagonismo do discente em diversas práticas escolares, foi proposta a elaboração de um texto jornalístico sobre "o comportamento ético nas redes sociais" para a nossa turma do nono ano, tendo em vista as recentes invasões na sala de aula virtual. 

Dessa forma, além de terem a oportunidade de se apropriarem das características do gênero textual jornalístico, os alunos também possuem a possibilidade de abordarem sobre ocorrências que estão muito próximas a eles, à medida que pesquisam e refletem acerca da postura do indivíduo em sociedade. As produções enviadas são muito valiosas, visto que os alunos aplicam seu conhecimento tecnológico em prol da educação, desenvolvendo suas habilidades e usufruindo de seus aprendizados educacionais. Abaixo pontuo algumas observações feitas em relação a três trabalhos analisados por mim.

Vídeo 1 - "Ética nas aulas remotas":

O aluno incorpora o papel de jornalista e apresenta o significado de "ética", posteriormente faz entrevista com sua mãe questionando sua opinião sobre as invasões em sala de aula e perguntando sobre uma possível medida a ser tomada para minimizar a situação. 

É de extrema importância perceber que o discente compreendeu o que é a ética, levando em consideração os limites entre brincadeira e falta de respeito. Como também, envolver a família no plano pedagógico é significativo para contribuir com a relação escola-família-sociedade, bem como procurar intervenções conjuntamente para as existentes ocorrências negativas. 

Vídeo 2 - "A ética e o comportamento dos estudantes nas aulas e nas redes sociais":

Três alunos explanam sobre a heterogeneidade social da escola, as invasões da sala de aula virtual e o crime cibernético.

É bastante interessante a combinação de palavras e imagens utilizadas para compor e significar este trabalho. Nessa perspectiva, os estudantes apontam muito bem para as regras do bom convívio social, visto que vivemos em uma sociedade com múltiplas culturas e identidades. Ressalto, também, a relevância deles exporem casos de invasões de sala de aula no âmbito nacional, assim como apresentarem ações preventivas ao crime cibernético, pois é fundamental que os alunos tenham consciência da gravidade da falta de ética nas interações sociais, principalmente em espaço digital. 

Vídeo 3 - "Ensino remoto em tempo de pandemia":

Vídeo construído por palavras, imagens e movimentos. A aluna faz comparações sobre o ensino presencial e ensino remoto, sendo este desafiador e único meio para que haja efetivamente o ensino-aprendizagem: "os conhecimentos precisam continuar". Outrossim, apresenta de que forma e por onde suas aulas estão sendo ministradas neste contexto tecnológico, além de fazer uma entrevista com sua irmã mais nova sobre as experiências pessoais relacionadas à modalidade remota.

É marcante seu apontamento para a necessidade de adaptação à sala de aula virtual, uma vez que manifesta o indispensável compartilhamento de saberes entre professor e aluno. Assim, interrogar um ente de sua família é pertinente para a ponderação sobre a conjuntural mundial contemporânea, a qual refletiu seriamente na educação, e para o compartilhamento de vivências pedagógicas. Logo, ela relata satisfatoriamente sobre as vantagens e desvantagens da educação remota.

Quanto conteúdo, não? Os alunos estão de parabéns!

Aos poucos estão sendo postadas as produções dos discentes no seguinte blog: DEBATE: O NOSSO JORNAL NA WEB (mitiarisimr.blogspot.com). Destaco, ainda, que este blog está em construção. Logo mais haverá novidades. 

Finalizo, então, dizendo que estudar é construir diversas possibilidades para sua vida, conforme a aluna do 3° vídeo. 






Comentários

Postagens mais visitadas