Escrita Criativa: produção de um texto descritivo (atividade)

Neste período, com a exposição de diversos textos de variadas categorias, a prof. Mitia trabalha a temática dos tipos e gêneros textuais com os alunos, a fim de que possam se apropriar das características desse assunto. De modo consequente, levando em consideração a dificuldade dos alunos em relação ao tópico estudado, bem como a perspectiva dos multiletramentos, pensamos, juntos, em propostas de atividade que sanem as dúvidas dos discentes no tocante aos tipos e gêneros textuais, mediante as múltiplas práticas vigentes de letramentos, com a finalidade de que elas possam potencializar as habilidades dos alunos e possam possibilitar o seu protagonismo no processo de ensino-aprendizagem.

Dessa forma, coloco nossas ideias no papel e elaboro um material de atividade para a turma, mediante o aplicativo Canva, combinando a escrita com recursos visuais, tendo em vista o envolvimento dos alunos com o conteúdo. Nesse sentido, a proposta de atividade sugere a produção textual descritiva, na qual os alunos podem colocar em exercício todos os conhecimentos adquiridos durante as aulas, tendo como objetivo a prática da escrita, a apropriação da tipologia textual descritiva e o registro da preciosa imaginação deles.

A atividade está composta por explicações breves do conceito de tipologia descritiva, bem como por orientações da estrutura textual e da elaboração descritiva, além de instruções para o desenvolvimento da atividade. Por último, ainda, constam recomendações de algumas ferramentas possíveis que os estudantes podem utilizar para realizar uma das etapas da atividade, assim como constam também dois exemplos de passagens descritivas de uma narrativa clássica, Dom Casmurro (1899), e de uma narrativa best-seller, Arena 13 (2016), para elucidar o assunto aos alunos e norteá-los na construção textual.

O estudante deve desenvolver a tarefa seguindo as subsequentes etapas: selecionar uma imagem de sua preferência, seja de uma personagem, uma cena, uma paisagem, um objeto, um acontecimento etc; e produzir um texto descritivo acerca da imagem, colocando as impressões pessoais do aluno em relação a ela. Com isso, o aluno pode aperfeiçoar sua escrita com base em uma representação visual de seu interesse, registrando, além do mais, sua imaginação.

Encerro este diário reflexivo com uma consideração. Em uma proposta passada, cerca de 41 alunos contribuíram com suas respostas a algumas perguntas presentes no formulário de pesquisa de sondagem inicial, realizado pelo pibidiano Jonathan com a participação dos demais pibidianos. No tocante à indagação "Você gosta de escrever?", 31,7% responderam "Sim, muito! Não tenho dificuldade"; 36,6% responderam "Sim, mas tenho dificuldade"; 29,3% responderam "Não, só escrevo quando é obrigatório"; e o restante respondeu "Não gosto". Com fundamentos nesses números, evidentemente o incentivo à escrita, sobretudo acerca de algo que os alunos gostem, é essencial para que eles possam aprimorar suas competências, minimizar suas dificuldades e (re)construir sua relação com a escrita, respectivamente. Delineia-se, portanto, a possibilidade da atividade proposta alcançar bons resultados no percurso da escrita criativa.

Observação: a atividade será postada no Classroom, ambiente de aulas assíncronas, no dia 18/05/2021.



























Comentários

Postagens mais visitadas