Andamento da confecção da Playlist 1 - Filho(a) de um(a) pai/mãe (25/02/22)
Formadas as equipes para a confecção das playlists das turmas da Profa. Mitia, Jonathan e eu estamos orientando o grupo que selecionou a temática "Filho(a) de um(a) pai/mãe" para tratar em seus podcasts. Toda a nossa interação com os alunos acontece mediante o Whatsapp, pelo qual trocamos ideias, sugestões, propostas etc.
Até o momento, os integrantes da equipe se mostram participativos e interessados em desenvolver o trabalho, dialogando conosco e pedindo opiniões. Isso nos motiva a ajudá-los a percorrerem os diversos caminhos possíveis, que estão próximos de sua realidade, para a efetivação do trabalho, orientando-os em pesquisas, leituras, planejamentos e registros do assunto, a fim de aplicarem seu conhecimento na atividade, dando prioridade ao protagonismo estudantil.
O roteiro da playlist apresentado pelo grupo traz um ótimo conteúdo, porém, ainda se mostra limitado à cópias de textos na internet. Além disso, é notório que os textos possuem lacunas que precisam ser preenchidas, a partir de um maior aprofundamento sobre a temática. Consequentemente, em diálogo com Jonathan, tecemos elogios significativos sobre a produção dos alunos e solicitamos que os alunos:
- Reflitam sobre de que forma explicariam o assunto "Filho(a) de um(a) pai/mãe" para alguém próximo a eles e, em seguida, escrevam ou digitem o que pensaram para que depois tenham acesso às anotações e produzam, com suas palavras, os podcasts.
- Façam pesquisas na internet sobre relatos pessoais de mães ou pais solos, com foco na maneira como os indivíduos se sentem. Posteriormente, resumam esses depoimentos e acrescentem em seus áudios.
- Procurem por séries, filmes, animações, músicas, notícias etc. que estejam relacionados ao tema. Como por exemplo, a relação entre as situações que envolvem alguns personagens de famílias monoparentais em algumas histórias com os desafios enfrentados por muitas famílias de mães ou pais solos no Brasil.
Todas as sugestões têm o propósito de auxiliar os alunos na elaboração das playlists, sem que eles fiquem presos apenas a nossas considerações. Ressaltamos, portanto, que é importante que eles busquem outras fontes e conteúdos para produzirem seu roteiro, visto que acreditamos em toda a capacidade e todo potencial dos discentes para a confecção da playlist.
Abaixo, disponibilizo alguns prints da troca de conversas com a equipe e o roteiro que eles desenvolveram previamente, o qual está em processo de aprimoramento.
Comentários
Postar um comentário